Destaques do Mês

Adicionados 2 novos artigos na seção de publicações

Adicionados novos vídeos na galeria de vídeos

Evento: O Avião na Palma da Mão

Encontro Dosvox 2014

Cronograma dos cursos de Dezembro do Portal da Deficiência Visual

Aulas totalmente online, por skype, com material didático por email.
Flexibilidade de horários conforme disponibilidade da turma.
Mínimo de alunos para formação de turma: 3 alunos.
Aulas com duas horas de duração por dia, mais tutoria e tarefa de casa.
Certificação mediante 100% de participação.

Cursos da semana de 1 a 5 de Dezembro:
Período de pré-inscrição: de 17 a 21 de Novembro

Curso 1: Configuração e utilização de iPhone

Este curso apresenta absolutamente todas as informações necessárias para configurar e utilizar todas as opções nativas do telefone celular mais moderno do mundo, através do uso do seu leitor de telas voiceover ou seus recursos de ampliação de textos, que permite ao deficiente visual abrir uma infinidade de facilidades jamais imaginadas antes de 2010, como ler dinheiro, rótulos de produtos, tirar fotografias com qualidade, realizar filmagens de vídeos, navegação GPS, acesso a absolutamente todas as redes sociais, realizar operações bancárias como pagamentos e transferências, dentre inúmeras outras vantagens.

Pré-requisitos: Aberto para usuários de iphone ou todos aqueles que queiram conhecer antes de comprar.

Curso 2: Edição de Áudio com o Sound Forge

Este curso é destinado àqueles que querem trabalharem com produção de áudio profissional para a utilização em rádios FM, web rádios, locução, produção de vinhetas, comerciais, preparação de áudios para jogos de computador, áudios para a edição de vídeos, etc...

Pré-requisitos: Digitação plena e domínio de Windows com leitores de tela.

Curso 3: Facebook

O Facebook é a rede social mais poderosa do mundo na atualidade. Este curso é destinado aos iniciantes nesta plataforma tão necessária nos dias de hoje para estabelecer redes de contatos, e que pode ser utilizada para a criação de páginas web dentro do próprio facebook, com muito mais popularidade que uma página fora deste universo. Além disto, os grupos do facebook tem crescido muito em substituição às antigas listas de discussão por email. Outra grande utilidade desta plataforma é
a criação de eventos e enviar convites para os possíveis participantes, que podem fazer a inscrição pelo próprio facebook, além de que todas estas opções podem ser compartilhadas com outras pessoas por qualquer pessoa que receba suas notificações, e assim, suas informações, páginas, grupos e eventos, tomam uma visibilidade infinitamente maior do que se fosse feito fora de uma rede social como esta.

Pré-requisitos: Domínio de digitação e navegadores web com leitores de tela.

Curso 4: Scanneamento de Textos

Este curso ensina todas as técnicas necessárias para você mesmo scannear seu próprio material didático com qualidade e autonomia, aprendendo as melhores dicas para que ao scannear um documento ou um livro, tenha o menor número de erros possível, e com a maior velocidade. Desta forma, é possível chegar a scannear textos com qualidade, em até 200 páginas por hora, e depois aprenderá a organizar o material scanneado para o uso em sala de aula, ou em consultas para fazer citações em trabalhos e referências bibliográficas com exatidão.

Pré-requisitos: Domínio de digitação e Windows com leitores de tela.

Cursos da semana de 8 a 12 de Dezembro
Período de Pré-inscrição: De 24 a28 de Novembro

Curso 1: GPS aplicado à orientação e mobilidade do deficiente visual

Neste curso, aprenderemos a utilizar os programas de GPS dos smartfones atuais, para a orientação e mobilidade do deficiente visual, tanto em lugares rotineiros, onde que o GPS facilitaria por exemplo, a dar sinal no ônibus sem precisar de ajuda, ou a procurar o número de uma casa numa rua, ou mesmo a encontrar lugares completamente desconhecidos, onde precisaremos ir pela primeira vez.

Pré-requisitos: Ser usuário de smartphone que possua GPS integrado

Curso 2: Windows 8

Neste curso, aprenderemos como utilizar todos os recursos e configurações do Windows 8 com leitores de tela, com destaque para os menus virtuais, que no Windows 8, mudaram completamente em relação às versões anteriores, e a como utilizar os novos computadores com tela sensível ao toque com leitores de tela.

Pré-requisito: Domínio de digitação e leitores de tela.

Curso 3: Twitter

Diferentemente do facebook, o Twitter é a rede social mais usada no mundo para divulgação de notícias em tempo real, e também para conversar com pessoas de todo o mundo, cegas ou não, inclusive do meio político e televisivo. Um dos exemplos que podemos citar, é o apresentador do jornal Nacional, Wilian Bonner, que conversa pelo twitter com os telespectadores enquanto apresenta o jornal, dentre tantos outros exemplos. Acontece, que o processo de instalação e configuração inicial do Twitter é complexo, e por este motivo, muitos desistem antes de conhecer. Por isso, o Prof. Wagner Maia, que faz parte da equipe de desenvolvimento do The Qube, o cliente de twitter mais usado no mundo por deficientes visuais, ensinará neste curso, tudo o que você precisa saber para entrar de uma vez por todas neste mundo da comunicação.

Curso 4: Estudo de disciplinas online pela plataforma Moodle

Este curso é para aprendermos como cursar disciplinas ou mesmo cursos e até mesmo graduações universitárias totalmente online através desta plataforma de educação à distância. Para isto são utilizadas ferramentas de ensino, tais como videoaulas com apresentações de slides, forums de discussão, chat, questionários, bibliotecas online, entrega de trabalhos, dentre outras... Estudando online, o deficiente visual fica em total igualdade de oportunidades, ou até mesmo em condições superiores a das pessoas videntes, dependendo do seu conhecimento em informática.

Pré-requisitos: Domínio de digitação e navegadores web com leitores de tela.

Cursos da semana de 15 a 19 de Dezembro
Período de pré inscrição: de 1 a 5 de Dezembro

Curso 1: Curso de fotografia para cegos

Neste curso será ensinado como um deficiente visual pode se tornar um bom fotógrafo, para registrar os momentos mais importantes da sua vida, assim como fazem as pessoas que enxergam, fotografando e compartilhando com seus parentes e amigos. Fotografando, tornamos nossos momentos inesquecíveis, e podemos conversar e relembrar todas as emoções vividas, compartilhando-as com o mundo através do facebook, ou mesmo montando nossos próprios álbuns de fotos, pois é importante estarmos inseridos e falando a mesma linguagem do restante do mundo.

Pré-requisitos: Ser usuário de smartphones com leitor de telas

Curso 2: Formatação de Computadores por Deficientes Visuais

Este curso é destinado às pessoas cegas ou com baixa visão, que queiram aprender como instalar o Windows do zero, formatando e particionando o disco rígido, instalar os drivers do Windows, e fazer todas as configurações necessárias no painel de controle após a instalação, com vistas a deixar o Windows totalmente pronto para a utilização por um usuário com deficiência visual. Tudo isto de forma totalmente autônoma, sem depender da ajuda de pessoas videntes em nenhuma fase dos procedimentos. Desta forma, este é um curso de especialização técnica, que permite ao cursista, trabalhar isto profissionalmente.

Pré-Requisitos: Pleno domínio de digitação e Windows com o uso de
leitores de tela, e conhecimentos avançados de informática.

Curso 3: Criação de apresentação de slides pelo PPT Vox e Power Point

Neste curso, o deficiente visual aprenderá como criar apresentações de slides profissionais, utilizando-se de sons, imagens e vídeos em sua apresentação. Aprenderá ainda, como dimensionar e posicionar imagens e textos, trabalhar com cores e efeitos de animação e transição, de forma que suas apresentações sejam niveladas com as dos melhores palestrantes videntes, e não apenas como uma apresentação simples desenvolvida pela maioria dos deficientes visuais, quando as utilizam em raríssimas situações. Palestras e apresentações de trabalhos são momentos importantes de exposição de idéias e da nossa imagem. Por isso, causar uma boa impressão e prender a atenção do público é fundamental.

Pré-requisitos: Domínio de digitação e Windows com leitores de tela.

Curso 4: Edição de textos com qualidade pelo Microsoft Word

Neste curso, o deficiente visual aprenderá como editar documentos, tais como a elaboração de um curriculum vitae, a redigir documentos profissionais, como ofícios e declarações em papel timbrado, e com destaque para a elaboração de trabalhos acadêmicos dentro das normas de formatação da ABNT, tais como trabalhos escolares e monografias. Além disto, serão abordados temas como a operação com tabelas no Microsoft Word e a utilização de imagens no texto.

Pré-requisitos: Domínio de digitação e Windows com leitores de tela.